Ser bem-sucedido é a única opção…

segredosHoje em dia, quase todos trabalhamos em algum tipo de emprego ou carreira e, em média, passamos entre 50% e 90% do tempo em que estamos acordados no trabalho. Como tal, ser bem-sucedido no trabalho equivale praticamente a sermos bem-sucedidos na vida, não sendo esta última normalmente possível se não conseguirmos sobressair na nossa vida profissional. Assim, para ter uma vida fantástica, é imperativo que esteja disposto a esforçar-se por sobressair no seu trabalho.

A natureza do trabalho no século XXI está também a evoluir rapidamente: os tempos em que se tinha um «emprego para a vida» pertencem ao passado e muito poucos de nós passarão a vida a trabalhar numa só organização, no mesmo cargo e na mesma localização. Atualmente, podemos trabalhar a partir de casa ou partilhar uma área de trabalho com colegas, podemos ter patrões e colegas estabelecidos noutros locais que só conhecemos online em videoconferências, muitos de nós têm horários de trabalho flexíveis e, neste mundo sobrecarregado de informação e em que comunicamos 24 horas por dia, sete dias por semana, podemos sentir-nos impelidos a estar sempre a trabalhar. No trabalho, somos pressionados constantemente para ter um bom desempenho e para nos esforçarmos mais; ser simplesmente mediano ou satisfatório não é suficiente, visto que as organizações reduzem a sua mão de obra e suspendem contratos de trabalho regularmente para poupar em custos e eficiência. Em consequência, espera-se que todos nós façamos e alcancemos mais, em menos tempo, com menos colegas e recursos a ajudar-nos.

À exceção daqueles que doam o seu tempo de forma voluntária ou pro bono, todos trabalhamos para receber algum tipo de salário ou remuneração e, em troca desse valor, espera-se que tenhamos um bom desempenho. Os nossos empregadores esperam que nos esforcemos por ser bem-sucedidos no nosso trabalho e, se não o conseguirmos, arriscamo-nos a perder o emprego ou a deixar passar oportunidades de promoção ou aumentos de salário. Para muitos de nós, tentar ser bem-sucedidos é a única opção. Todas estas mudanças no local de trabalho levaram a que a gama de aptidões necessárias para se ter sucesso esteja também a mudar e a evoluir.

Saiba mais sobre o livro AQUI.