Barriga Feliz: receitas e nutrientes para mamãs e bebés saudáveis

A nutrição é algo crucial durante a gravidez e afeta mães e bebés, mais do que provavelmente imagina. Existem falhas na educação e conhecimento sobre os benefícios proporcionados por boa comida fresca para a saúde dos nossos corpos e das nossas crianças por nascer. Na verdade, este livro de culinária lembra-me de passar mais tempo a exercer aconselhamento nutricional às minhas pacientes grávidas. Para que elas entendam e adotem um estilo de vida em que comam bem, não somente durante estas quarenta semanas mas durante os anos seguintes.

Barriga Feliz oferece dicas e truques para que o cozinhar e a alimentação saudáveis se tornem numa simples prioridade. Estes meses de gravidez estão repletos de inspiração em tomar boas decisões para a alimentação do seu bebé. Optar por alimentos frescos e cozinhá-los estimulará um peso saudável e aumentará o valor nutricional das refeições.

Além disso, estes gestos simples podem prevenir muitos dos problemas relacionados com a nutrição e o peso que nos atormentam. Muitos de nós fazem demasiadas refeições em restaurantes ou em viagem, recorrendo a drive-ins de restaurantes de fast food. Estão a perder-se aptidões de cozinha que costumavam ser passadas de geração em geração. Hoje em dia, a refeição familiar caseira tradicional deixou de ser a regra para passar a ser a exceção. Este livro de culinária fornece ideias realistas e acessíveis para uma alimentação saudável durante e depois da gravidez.

O Barriga Feliz encoraja os pais a arranjarem tempo para cuidarem dos seus e dá esperança para o regresso da tradicional refeição familiar caseira. A parte «Cozinha cheia: abastecer-se para um apetite de grávida» foi pensada especialmente para futuras mães que tendem a passar o dia a correr, sem parar para planear as refeições. Não há nada pior do que estar grávida e exausta e sentir que não tem nada em casa. O Barriga Feliz mostra-lhe como é fácil ingerir comida saudável sem ter de passar horas na cozinha. Mais, dominar a arte de planear uma boa alimentação é uma prática formidável para os dias mais agitados da maternidade!

O Barriga Feliz também lhe dá dicas importantes para diferentes etapas da gravidez. As náuseas do primeiro trimestre fazem com que muitas mulheres se limitem ao que quer que se mantenha no estômago. Estas doze semanas iniciais são a altura crucial para o desenvolvimento do feto. As sugestões para se livrar do enjoo matinal no capítulo «O que comer quando não se quer comer» são inestimáveis. Mais tarde, quando o seu bebé em crescimento começar a apoderar-se do seu espaço digestivo, as receitas para refeições mais leves e as ideias para porções mais pequenas em todos os seis capítulos ajudá-la-ão a manter-se confortável e ainda assim bem alimentada.

Saiba mais sobre o livro AQUI.