Águas Aromatizadas (dicas para beber água e hidratar o corpo)

Não bebo água. Não gosto de água. Esqueço-me de beber água. O corpo sente. Acreditem… o corpo sente. É um drama diário.

Desde os tempos de escolinha que aprendemos que o nosso corpo, dependendo do sexo e idade, é composto por 50% a 75% de água e que o nosso corpo perde muita água por dia através da pele, pulmões, urina e fezes. E não só no verão. Claro que com o calor essa perda é maior mas no inverno também existe perda de líquidos. Ora, depende da nossa cabeça restabelecer a ordem no nosso corpo.

Tenho vários truques para minimizar esta problemática na minha vida. E vou partilhar convosco alguns truques.

Descobri em conversas com amigos, não por uma mas por várias vezes, que não sou a única com este problema. Muitos me perguntam como faço para beber mais água. Água? Água bebo pouca. Bebo sim, muita água aromatizada. Chá e infusões. É melhor que nada. Certo?

Para que a coisa não descambe tento ter sempre em casa o que chamo os meus “hidra- básicos”:

  • Garrafa termo 1,5 Lt.;
  • Garrafas de vidro;
  • Limão/Lima;
  • Hortelã;
  • Gengibre;
  • Chás;
  • Infusões (Lúcia lima, erva príncipe, cavalinha, o que gostarem);

Águas aromatizadas

Garrafa de vidro. Juntar hortelã, uma rodela fininha de limão, lima e gengibre. Um só ingrediente, dois, três ou todos. Estes são os que mais gosto. Explorem o mercado. Juntar água. Reservar. Mais ou menos intensa depende do tempo em que está no frigorífico. Podem ir atestando. Os aromas aguentam bem três reforços de água. Tempo de execução? A sério? Querem mesmo saber se vão perder muito tempo a fazer…isto?

Chás ou Infusões

Se quiserem frio aconselho a fazer à noite. Se quiserem quente façam logo pela manhãzinha.
Quente é fantástico para ter no balcão da cozinha e ir bebendo durante o dia ou levar para a rua dentro de um termo. O termo exerce uma pressão que a garrafa de água não faz. Vai estragar chá? Não. Vai beber!
Frio é excelente durante o verão. No frigorífico. No termo para a rua. Aromatizado com limão, gengibre. Maravilha. Vai estragar chá fresquinho? Não. Vai beber!

Dica extra: Explorem as especiarias e sementes (anis, canela, cardamomo, cravinho, pimenta, bagas de zimbro, erva doce, cominhos, etc…) para além de terem benefícios extraordinários para a saúde dão ao vosso chá ou infusão um aroma extra muito especial.

Tenho outros hábitos.

Manhã. Assim que acordo, copo XXL de água morna com umas gotas de limão. Primeiro…estranha-se depois…entranha-se. Acreditem que depois de uns tempos não vão passar sem esta rotina. Já não sei há quantos anos tenho este hábito. Seguramente antes da palavra ”detox” existir no nosso dicionário.

Com este ritual matinal para além de estarmos a hidratar com a água o nosso corpito, o limão em conjunto traz benefícios extra. Desintoxica. O fígado absorve toxinas que adquirimos diariamente. Melhora a imunidade. Dado que a acidez do limão torna o sangue mais alcalino e reforça assim a sua resistência a doenças. E ainda. Auxilia na digestão, na eliminação de gorduras e no controle da pressão.

Noite. Preparo uma infusão digestiva. Bebo depois do jantar e até me ir deitar. Sobrou chá. De manhã está frio. Aromatizo com limão e mel. Reservo no frigorífico. Ice tea !

O importante é tentar sempre alternativas. Bebam água !!!!