O poder da atividade física

A recordar viagem aos EUA…

Atualmente, se há uma verdade inquestionável é a de que a atividade física para a maioria das pessoas, desde que praticada respeitando os princípios do treino, tem inúmeros benefícios! Este facto é sobejamente conhecido e não faltam artigos e publicações que listam de forma quase infindável estas vantagens: melhoria da aptidão cardio-respiratória e da força, prevenção de lesões, melhoria da qualidade de vida, da auto-estima, etc etc.

Agora, ainda melhor do que saber os benefícios da prática de atividade física é…realmente ser fisicamente ativo! Experienciar todas essas melhorias, tornar o dia de trabalho mais rentável, sentir-se mais confiante e menos cansado (é, costuma acontecer!), e muitas outras vantagens.

Outra dessas vantagens que não deverá ser negligenciada, é a do poder de sociabilização da atividade física! Recordo-me perfeitamente de uma viagem para os EUA há dois anos atrás para realizar um estágio de dois meses numa Clínica Especializada em Reabilitação de Ombro.

Primeiros dias, primeiros contatos, primeiras aprendizagens. Pessoas simpáticas, mas não muito expressivas. Atenciosas, mas não demasiadamente comunicativas. 5 dias após a minha chegada, “convido-me” para um “pick up game” de futebol (jogos em que basta aparecer e formam-se equipas) num fim de tarde, num campo indoor. Antes do jogo, mais sorrisos tímidos, cumprimentos de cortesia e contenção de sentimentos. Chega a hora do jogo, equipas formadas e … começa! Primeiros passes, primeiras conversas entre colegas. Em campo todos partilhamos a mesma vontade de participar, de correr, de transpirar, conversamos para nos ajudarmos, e vivemos intensamente aquele momento!

E no final? Bem, no final bastaram 60 minutos de jogo para que os cumprimentos se multiplicassem, para que os sorrisos se tornassem mais expressivos, sinceros, e para que realmente me sentisse integrado naquela minha “nova casa”.

Se tem dúvidas do poder da atividade física pense no modo como as crianças se relacionam de modo entusiasmado quando esta “comunicação” é mediada por uma bola de futebol, pense nas aulas de Educação Física em que finalmente conseguia trocar olhares e sorrisos com a rapariga mais bonita da sua turma no Secundário…

Pense, mas não deixe de aproveitar! Não deixe de aproveitar tudo o que a prática de atividade física pode fazer por si! Tudo o que a prática de atividade física pode fazer por si…