Trufas de Cacau Hot

Alguém disse trufas? Não? Então digo eu. TRUFAS! E atenção diz e repete a pessoa que não aprecia chocolate. É verdade. Em momentos depressivos mais facilmente ataco uma tábua de queijos e presunto do que propriamente chocolate. O resultado na balança, esse, é basicamente o mesmo… ou pior. Mas vamos lá dar a volta ao assunto e disfarçar esta questão com a palavra “saudável”.

Sim. Eu sei que agora todos os doces e guloseimas têm a sua versão saudável. Não é propriamente a mesma coisa. Um arroz doce. É um arroz doce. Uns papos d’Anjo. São uns papos d’Anjo. Mas a verdade é que o açúcar refinado é o protagonista da nossa doçaria tradicional. E inimigo publico da nossa saúde. E eu diria que tanto ou mais que o sal. O que fazer? Evitar ao máximo.

Produtos como o mel, xaropes de ácer e agave ou a estévia são alternativas ao açúcar, e a meu ver, as mais saudáveis. Na doçaria tradicional, estas alternativas são complicadas de aplicar. O resultado não vai ser o mesmo. Mais vale não mexer nas receitas originais e fechar a boca mais vezes. Guardem-se para os dias de festa. Mas como o ano tem 365 dias e nem sempre estamos em festa… O que fazer? O que comer? O corpo também precisa de ser mimado…ora bolas!! E é isto. Vamos fazer umas bolas, perdão! Umas trufas de cacau com um twist picante para comer sem culpa…mas sem exageros, claro!

Trufas de Cacau HOT
(15 a 20 unidades)

  • 500g Tâmaras Medjol
  • 200g Frutos secos (escolha um entre amêndoas, caju, amendoim, pistacho ou outros)
  • 4 cl. sopa cacau cru
  • 1 cl. sopa gengibre desidratado
  • 2 cl. sopa mel
  • 2 cl. sopa óleo de coco

Topping

  • Cacau cru

Demolhar as tâmaras num recipiente com água morna. Aguardar 5 minutos. Abrir e retirar o caroço de cada uma delas. Coloque no liquidificador. Triturar. Alternadamente adicionar os restantes ingredientes. Frutos secos. Triturar. Cacau. Triturar. Gengibre. Triturar. Mel e o óleo de coco. Triturar. A pasta esta demasiado espessa e mal triturada? Junte um pouco mais de óleo de coco ou um pouco da água de demolhar as tâmaras. Esta pronta quando a pasta estiver consistente o suficiente para moldar. Coloque o preparado numa tigela. Cubra com película aderente. Leve ao frigorífico 30 minutos. Agora vem a parte (mais) divertida. Coloque o topping, neste caso o cacau cru, num prato. Retire a pasta do frigorífico. Faça bolinhas homogéneas e passe uma a uma pelo topping, depois de feitas. Leve mais um pouco ao frigorífico.

Estas trufas têm um tempo de duração extremamente longo. Duram semanas no frigorífico. Caso não as coma todas de uma só vez.

Dica:
Pode retirar desta receita o gengibre. Ou seja, retira o picante. E como toppings use e abuse. Como sugestão:

  • Pimenta rosa
  • Frutos secos triturados
  • Coco ralado ou
  • Sementes de sésamo

Já mencionei que é um excelente presente para oferecer?