Dores de cabeça: 7 dicas naturais para aliviar e prevenir a dor de cabeça

A dor de cabeça “comum” às vezes é negligenciada ou mascarada com um analgésico como a aspirina. Uma dor de cabeça é um bom indicador do que o nosso corpo está a precisar – talvez precise de mais oxigénio, de beber um pouco de água ou mudar a nossa alimentação. Podemos ter uma deficiência de vitaminas ou nutrientes ou uma sensibilidade alimentar que está a causar essa tensão acumulada.

As dores de cabeça podem ser desencadeadas por stress, fadiga, alergias, má postura, álcool, baixa quantidade de açúcar no sangue, hormonas, constipação e deficiências nutricionais. O nosso corpo diz-nos que algo precisa de mudar. Para ajudar reunimos 7 dicas, que incluem ervas, correção de postura, mudanças de dieta e muito mais, para lutar contra dores de cabeça de forma natural e saudável.

1. Hidratar

Deixe a caixa de comprimidos no armário e beba um copo de água. Os cientistas descobriram que beber regularmente água pode reduzir a gravidade das dores de cabeça e enxaquecas e ajudar a reduzir a necessidade de medicamentos prescritos. Em média, não bebemos água suficiente, e só isso pode causar dor de cabeça. Café, álcool, bebidas açucaradas, desidratam e devem ser evitados. Simplesmente beber água pode parecer muito óbvio ou simples para realmente funcionar como um remédio de dor de cabeça, mas pode, e muitas vezes faz.

2. Pimenta Caiena

Utilizar algo picante pode não parecer útil para a dor de cabeça, mas a pimenta caiena é reconhecida no reino dos remédios naturais para tratar dor e inflamação. O segredo por trás de seu sucesso reside num ingrediente chamado capsaicina, que inibe temporariamente a Substância P no nosso corpo(considerada a principal responsável pela transmissão dos impulsos dolorosos periféricos para o sistema nervoso central). Numerosos estudos, o primeiro em 1998 no The Clinical Journal of Pain, apoiam que quando aplicado topicamente na passagens nasais as pessoas sentem uma diminuição significativa das dores de cabeça, tudo isso graças à capsaicina.

Você precisará:

  • 1/4 colher de chá de pimenta de caiena
  • 100 ml de água morna
  • cotonetes

Instruções: Diluir a pimenta caiena na água morna. Molhe um cotonete na solução e agite-o para garantir que ele absorve. Aplique suavemente no interior de cada narina até sentir o calor. Pode ser um pouco desagradável no início. Quando essa sensação diminui, vai ver que a dor de cabeça está bem mais ténue.

3. Amêndoas

Em vez de uma pílula que tomamos quando temos uma dor de cabeça, vamos antes comer nozes. Para as dores de cabeça diárias, as amêndoas podem ser um remédio natural e uma alternativa mais saudável a outros medicamentos. As amêndoas atuam como um analgésico porque contêm algo chamado salicina, que é anti-inflamatório. Tente comer um punhado de nozes quando sentir que a dor de cabeça começa.

4. Fel da Terra

As dores de cabeça, particularmente as enxaquecas, podem ser aliviadas através do uso de Fel da Terra, também chamada de planta da febre. Quando estamos com uma enxaqueca, os nossos vasos sanguíneos estão a expandir-se e a pressionar os nervos. Está comprovado que a Fel da Terra relaxa a tensão/contração dos vasos sanguíneos, aliviando a pressão dolorosa. Também reduz a inflamação e a dor em geral com uma substância chamada partenolida, que tem resultados semelhantes a tomar uma aspirina diária, mas sem os efeitos colaterais.

Você precisará:

  • 30 grs. de flores frescas ou secas
  • 1 litro de água a ferver

Instruções: Adicione as flores frescas ou secas a 1 litro de água a ferver. Deixe durante 10 minutos e depois retire as ervas. Beba meia chávena duas vezes por dia conforme necessário.

5. Alongue, relaxe e respire

O nosso dia a dia é intenso e stressante. A nossa mente e corpo ficam sobrecarregados e reagem a isso com tensão acumulada nos músculos, geralmente na parte superior das costas, pescoço e ombros e muitas vezes acabamos com dores de cabeça. Para ajudar a controlar este efeito, tente algumas das seguintes dicas.

Faça ioga: o Yoga irá ajudar a sua mente a focar-se, vai alongar os seus músculos e ajudá-lo a soltar a tensão. Basta fazer alguns movimentos quando a dor começa, para ajudar, mas a melhor coisa a fazer é reservar alguns minutos por dia para praticar regularmente e evitar dores de cabeça antes de acontecerem.

Respire: Quando estamos em tensão o nosso corpo não aproveita ao máximo o oxigénio que inspiramos. Faça um esforço consciente para fazer respirações mais profundas, que começam no seu diafragma e preenchem seus pulmões. Isso aumentará o nível de oxigénio no sangue e ajudará a relaxar a mente e o corpo.

Solte os seus ombros: Fique consciente de como você carrega tensão nos seus ombros. Quando você pensar nisso, relaxe-os.

6. Aplique óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta tem um efeito reconfortante quando sofre dor de cabeça, aliviando o desconforto e relaxando a sua mente. Pode ser aplicado em qualquer zona do corpo e tem um efeito quase imediato no alívio da dor. Se você tem uma pele sensível, tente diluir o óleo com um pouco de azeite ou água.

Você precisará:

  • Óleo de hortelã

Instruções: Aplique o óleo de hortelã-pimenta nas suas têmporas e na testa. Você vai sentir uma sensação de frescura ao aplicá-la. Respire profundamente e, se possível, encontre um lugar calmo para relaxar e beber um pouco de água fria.

7. Chá de Gengibre

A síntese de prostaglandina é um processo que ocorre em alguns animais (incluindo seres humanos) que fazem compostos lipídicos (gordurosos) dentro de suas células. Essas substâncias gordurosas são como pequenos mensageiros químicos que medeiam processos biológicos, como inflamação e alertando os neurônios para a dor. Certas enzimas provocam a síntese da prostaglandina, enquanto algumas drogas, como a aspirina, inibem a síntese. A raiz de gengibre, uma alternativa natural, inibe também a síntese da prostaglandina. Além disso, se você está com enxaqueca, isso pode ajudar a aliviar a dor. Simplesmente tome uma boa chávena de chá de raiz de gengibre e tente relaxar.

Você precisará:

  • 3 fatias de raiz do gengibre
  • 2 chávenas de água

Instruções: Cortar 3 fatias de um pedaço de raiz de gengibre. Misture suavemente os pedaços de gengibre na água e cubra, por 30 minutos. Use algo para remover os pedaços de gengibre e transfira para uma caneca. Beba lentamente e respire o vapor se quiser.

O mais importante é ouvir o seu corpo, perceber os seus sinais. Leve uma vida equilibrada e relaxe.

Fontes: www.foodmatters.com e www.everydayroots.com