Mudanças de carreira bem sucedidas

Quer mudar ou mudou recentemente de carreira?

Normalmente por detrás de uma necessidade ou vontade de mudar de carreira estão as mais diversas razões.

Os objectivos ou valores que tínhamos para a nossa vida profissional mudaram, descobrimos novos interesses, não vemos perspectivas de progressão ou oportunidades de crescimento profissional/pessoal, queremos melhores condições de remuneração, procuramos outra cultura empresarial, procuramos um trabalho mais flexível… Numeramos alguns motivos mas haverão muitos mais.

Mudar de carreira tem sempre algum risco e sobretudo é sempre um momento stressante. Por isso, é fundamental fazermos o trabalho de casa para garantir que minimizamos o risco de tomarmos uma decisão errada e também para garantir que é uma mudança bem sucedida.

 

Antes de mudar de carreira, faça o trabalho de casa. Saiba exactamente a situação em que está. Analise a sua necessidade de mudança. Veja se é possível mudar alguma coisa na sua função actual que vá ao encontro do que pretenda. Caso isso não seja possível, identifique prós e contra de uma mudança. Sobretudo, não tome nenhuma decisão precipitada nem baseada em pressupostos pouco claros.

Depois,  vá em frente.