“O importante é ajudar a pessoa a criar ferramentas para si mesma” Conversas com Cristina Coelho

Estivemos à Conversa com Cristina Coelho, professora de Yoga. Para a Cristina o Yoga tornou-se o seu equilíbrio. Ao invés de uma filosofia, um modo de vida, o Yoga tornou-se parte de si.

Cristina, és Osteopata, especializada em osteopatia visceral, craniana, ginecológica, gestacional e pediátrica e és formadora e massagista de massagem terapêutica, desportiva, ayurvédica e indiana. Como é que nasce o teu caminho com o Yoga?

A formação de Massagem Ayurvédica (massagem originaria da India) abriu-me a mente e despertou a minha curiosidade sobre tudo o que vinha daquele país.

A própria massagem tem uma componente de alongamentos passivos que fazemos ao paciente, que vem de posturas de Yoga. Daí começar a pesquisar e escolhi tirar um curso de Professor de Yoga e Yogaterapeuta, inicialmente para utilizar as ferramentas que o Yoga possui para as minhas terapias.

Rapidamente comecei a dar aulas pois a vontade de poder passar o conhecimento e bem estar às pessoas à minha volta foi sempre uma preocupação minha.

Acho importante ajudar as pessoas com as minhas terapias, sejam elas consultas de Osteopatia ou massagem. Mas acho que o mais importante é não criar dependências, mas sim ajudar a pessoa a criar ferramentas para ela própria, para autoconhecimento.

Podemos dizer que o Yoga significa algo diferente de pessoa para pessoa? O que significa Yoga para ti?

O Yoga é sem duvida uma prática individual. Muita gente procura o yoga por razões físicas, outras emocionais, espirituais e algumas porque houve “um médico que disse que me faria bem” .

Cada pessoa tem o seu objetivo porque o Yoga é completo. Trabalha toda a componente física, mental e espiritual. A própria palavra Yoga significa “União”.

Para mim o Yoga foi o meu equilíbrio na minha vida. A prática de meditação diária, o trabalho físico das posturas aliado às técnicas de respiração, permite me todos os dias um autoconhecimento mais profundo, um equilíbrio emocional e mental, saúde e bem estar, e principalmente uma paz interior que hoje em dia não é fácil manter.

Às segundas e quartas dás aulas de Yoga, no nosso espaço em Carcavelos. Que benefícios, impacto pode ter a prática do Yoga na nossa vida?

A prática regular de Yoga tem imensos benefícios, mas eu resumiria da seguinte maneira: melhora o funcionamento do corpo e proporciona maior equilíbrio emocional, tranquilidade e alegria de viver.