Bitcoin – o tema quente dos últimos tempos

Muito se tem falado sobre criptomoedas nos últimos meses. Ao longo dos últimos anos, o tema surge sempre com mais frequência quando existe uma valorização acentuada das criptomoedas, provocando uma consequente “corrida ao ouro” e um entusiasmo de investidores de oportunidade.

De igual modo, aumenta a frequência de notícias quando as criptomoedas sofrem uma correção acentuada, e os apóstolos da desgraça voltam a decretar o fim da Bitcoin (como tem acontecido ao longo dos últimos 9 anos da sua existência.

Mas há uma grande falta de informação do que é efetivamente a Bitcoin e as outras criptomoedas. E num mundo de polaridades, as opiniões extremistas dos que ainda não reconhecem ou não compreendem o valor das criptomoedas, levam a Bitcoin e as criptomoedas frequentemente para um território estranho, aparentando mais ser um “elemento do submundo” do que uma inovação tecnológica que permitirá alterar completamente o mundo financeiro tal como o conhecemos.

O descrédito e a desinformação são constantes, e uma das causas para isso é a falta de acesso à informação, que leva frequentemente a uma construção de opinião baseada em informação pobre e profundamente desvirtuada. Na verdade, as criptomoedas não facilitam a vida ao jornalismo e aos media, porque o entendimento das mesmas também não se consegue nos outros media internacionais de renome. (Já que também eles têm pouco estudo e pouco acesso à informação organizada relativamente a este mercado.)

O resultado desta fase, ainda com pouca informação acessível, é a criação de ideias erradas e mitos que são tratados como certezas, e geram consequentemente a desconfiança e a atitude negativa face às criptomoedas. Para tentar esclarecer alguns dos pontos mais comummente tratados de forma errada ou simplista, resolvemos começar o nosso trabalho com a publicação de alguns FAQ, que vêm desmistificar, clarificar e detalhar alguns dos “defeitos” apontados à Bitcoin e às criptomoedas.

Obviamente que nem tudo pode ser explicado de uma vez, e certos conceitos serão mais difíceis de entender para quem não souber ainda nada sobre Bitcoin. Mas felizmente continuaremos a publicar explicações sobre as temáticas de criptomoedas abordando sempre o tema de uma forma clara, explicada e acessível a todos.

bitcoinO livro Bitcoin – tudo o que precisa de saber sobre criptomoedas, será sempre o ponto de partida ideal para ficar esclarecido sobre criptomoedas.

Mas sinta-se à vontade para primeiro ler alguns dos temas do livro para avaliar o seu interesse. Leia mais aqui.