Frango com Quiabos e Manteiga de Amendoim

Sim, sim… eu sei que chegou o calor. O verão está aí à porta. E com isto devia estar a publicar receitas de saladas e pratos light. Mas existem pratos que embora quentes são bastante satisfatórios, mesmo em dias quentinhos. Principalmente se acompanhados por bebidas bem frescas. Afinal “O que mata o frio… mata o calor!”.

Não é novidade que não sou adepta de carne. Peixe gosto. Carne dispenso. Mesmo assim vou suportando as carnes brancas. Principalmente se a estas juntarmos ingredientes mais exóticos como coco, especiarias como o caril e outros que tais. A receita que apresento hoje junta os quiabos ao frango e não leva especiarias mas sim manteiga de amendoim. Que tal? Parece bem?

Antes de mais um pouco de conhecimento. O quiabo é um legume, bem… um fruto mal compreendido: possui um incrível poder antioxidante, é altamente nutritivo, rico em vitamina A, B, C e em vitamina K. Melhor, baixo em calorias. Cada 100 gramas de quiabo contém apenas 30 calorias. Não possui gordura saturada, nem colesterol e é uma fonte abundante de fibra. Nada mau para este pequeno baboso, ah?!!

Em relação à manteiga de amendoim: esta é rica em gorduras boas. A manteiga de amendoim natural tem vários benefícios para a saúde mas, atenção e muito cuidado com os ataques ao frasco. Quantidades moderadas. As gorduras, embora boas, podem provocar aumento de peso quando consumidas sem controlo. Para além das gorduras boas (monoinsaturadas e polinsaturadas), que ajudam a baixar o colesterol mau e a reduzir o perigo de doenças cardiovasculares, é também uma boa fonte de proteínas. Tem características antioxidantes devido à presença de vitamina E, já para não falar nas fibras que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a regular o trânsito intestinal. A manteiga de amendoim ajuda ainda melhorar a circulação sanguínea por ser uma boa fonte de ferro.

Uma dica: é muito importante ter em atenção a manteiga de amendoim que se consome. É fácil cair na tentação da manteiga de compra, isto porque a oferta é grande e não é cara. Existem marcas com boa qualidade, contudo, na sua maioria não têm apenas amendoins como ingredientes. Têm também vários produtos adicionados como sal, açúcar e gorduras hidrogenadas. Leia sempre com atenção os rótulos ou opte por fazer a sua própria manteiga. Se quiser por as mãos à obra saiba que, para fazer uma boa manteiga de amendoim caseira sem aditivos e outros demónios alimentares, basta ter… AMENDOINS. Torrar um pouco os amendoins e depois triturá-los num liquidificador até se tornarem manteiga. Só isto?? SIM!

Posto isto. Vamos ao que interessa:

Frango com Quiabos e Manteiga de Amendoim

(5/6 doses)

  • 500g Lombinhos de frango
  • 200g Quiabos
  • 3 cl. sopa de Manteiga de amendoim
  • 200 ml. Cerveja
  • 2 cl. sopa de azeite
  • 2 cl. sopa de polpa de tomate (caseiro de preferência)
  • 1 cl.sopa de cebola picada
  • 1 dentes de alho
  • 1 malagueta pequena (opcional)
  • Sal (a gosto)
  • Pimenta (a gosto)
  • Limão

Num recipiente tempere o frango com sal, pimenta e umas gotas de limão. Reserve. Lave e corte os pezinhos dos quiabos. Corte às rodelas. Reserve. Num tacho largo leve ao lume, com o azeite. Quando este estiver bem quente junte a cebola e o alho. Deixe que fique cozido. Junte o frango e envolva. Salteie um pouco até ficar selado. Junte a polpa de tomate. Envolva. Junte a cerveja. Envolva. Aguarde 5 minutos destapado. Junte os quiabos. Envolva. Rectifique o sal e a pimenta. Tacho tapado. Lume médio. Aguarde 10 minutos. Baixe o lume. Junte a manteiga de amendoim. Se gostar da vida um pouco mais picante junte a malagueta. Envolva. Tape o tacho. Marque no relógio mais 25 minutos. Mexa de vez em quando para não pegar.

Da minha parte é tudo. Gosto de acompanhar com arroz basmati. Mas também pode ser uma simples salada verde. Uma salada de quinoa. Uma cerveja, um vinho branco, uma sangria branca bem frutada… Aí estamos a falar de comida… enfim, fica ao vosso critério. Uma coisa é certa: sozinhos ou numa mesa cheia este é um prato que com toda a certeza vai deixar muita gente com um belo sorriso de verão.