Muito se tem falado sobre criptomoedas nos últimos meses. Ao longo dos últimos anos, o tema surge sempre com mais frequência quando existe uma valorização acentuada das criptomoedas, provocando uma consequente “corrida ao ouro” e um entusiasmo de investidores de oportunidade.
De igual modo, aumenta a frequência de notícias quando as criptomoedas sofrem uma correção acentuada, e os apóstolos da desgraça voltam a decretar o fim da Bitcoin (como tem acontecido ao longo dos últimos 9 anos da sua existência.
Mas há uma grande falta de informação do que é efetivamente a Bitcoin e as outras criptomoedas. E num mundo de polaridades, as opiniões extremistas dos que ainda não reconhecem ou não compreendem o valor das criptomoedas, levam a Bitcoin e as criptomoedas frequentemente para um território estranho, aparentando mais ser um “elemento do submundo” do que uma inovação tecnológica que permitirá alterar completamente o mundo financeiro tal como o conhecemos.
O descrédito e a desinformação são constantes, e uma das causas para isso é a falta de acesso à informação, que leva frequentemente a uma construção de opinião baseada em informação pobre e profundamente desvirtuada. Na verdade, as criptomoedas não facilitam a vida ao jornalismo e aos media, porque o entendimento das mesmas também não se consegue nos outros media internacionais de renome. (Já que também eles têm pouco estudo e pouco acesso à informação organizada relativamente a este mercado.)
O resultado desta fase, ainda com pouca informação acessível, é a criação de ideias erradas e mitos que são tratados como certezas, e geram consequentemente a desconfiança e a atitude negativa face às criptomoedas. Para tentar esclarecer alguns dos pontos mais comummente tratados de forma errada ou simplista, resolvemos começar o nosso trabalho com a publicação de alguns FAQ, que vêm desmistificar, clarificar e detalhar alguns dos “defeitos” apontados à Bitcoin e às criptomoedas.
Obviamente que nem tudo pode ser explicado de uma vez, e certos conceitos serão mais difíceis de entender para quem não souber ainda nada sobre Bitcoin. Mas felizmente continuaremos a publicar explicações sobre as temáticas de criptomoedas abordando sempre o tema de uma forma clara, explicada e acessível a todos.
O livro Bitcoin – tudo o que precisa de saber sobre criptomoedas, será sempre o ponto de partida ideal para ficar esclarecido sobre criptomoedas.
Mas sinta-se à vontade para primeiro ler alguns dos temas do livro para avaliar o seu interesse. Leia mais aqui.

Nasceu em Lisboa em 1977. O primeiro traço de empreendedor terá sido quando aos 15 anos se juntou com um amigo para se informarem acerca dos apoios comunitários nos anos 90 por forma a abrirem a sua empresa. Alguns anos depois, licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas com especialidade em Auditoria. Posteriormente integrou uma multinacional na área de seguros e pouco tempo depois dedicou-se a tempo inteiro à sua empresa, na qual trabalhou 13 anos. Nesse período criou 4 empresas, vendeu 2 e visitou mais de 25 países.
É proprietário e editor da Editora Self, curador de conteúdos do Espaço Self e fundador do Cowork da Praia em Carcavelos e de uma empresa na área do Turismo.
Estuda temas como a liderança o empreendedorismo e a produtividade, e especializa-se na optimização de processos que permitem maior produtividade interna nas empresas e na análise de projectos de investimento e redução de custos.
É sócio-fundador de uma empresa na área das criptomoedas e dá formação sobre Bitcoin e criptomoedas. Fã de pensadores disruptivos, procura sempre
aprender e estar atualizado sobre tecnologias ou projetos ambiciosos que possam mudar o mundo para melhor.
Como investidor em criptomoedas, começou por percorrer as principais fontes de informação sobre o tema. Já como investigador, dedicou-se à leitura de inúmeros livros, frequenta meetups, conferências internacionais e assistiu à primeira conferência nacional sobre blockchain e criptomoedas. Entrevistou também alguns dos principais programadores core das criptomoedas, bem como empresários envolvidos na criação de Startups
e ICO’s de criptomoedas em vários pontos do mundo.
“Em cada viagem aprendi um pouco sobre mim. Em todas elas aprendi o valor das pessoas com quem nos cruzamos ao longo da nossa vida.
Desenvolvi uma grande paixão pela Ásia, pela sua beleza e pela perfeição de alguns métodos milenares da cultura oriental. Essas experiências trouxeram algumas das melhores aprendizagens que tive na minha vida, bem como uma visão diferente sobre a vida e os negócios.”