Menu

Está demasiado intoxicado?

A maior parte de nós faz o seu melhor para ter cuidado com aquilo que ingere, mas a verdade é que o que eliminamos é igualmente importante. Para a nossa saúde, temos de fomentar constantemente a remoção de toxinas das células.

intoxicado

Existem dois tipos de toxinas: as toxinas exógenas, que vêm de poluentes e produtos químicos presentes no ambiente, e as toxinas endógenas, que são os subprodutos normais derivados do metabolismo e são criados dentro do nosso corpo.

As nossas células são renovadas diariamente por dois processos opostos, o de construção (anabolismo) e o de desconstrução (catabolismo). Consequentemente, o organismo tem de eliminar uma enorme quantidade de detritos celulares todos os dias. Se isto não for feito eficazmente, pode sobrecarregar o corpo e contribuir para a acumulação de toxicidade.

A desintoxicação acontece naturalmente, mas podemos tomar medidas para aumentar o seu nível de eficácia.

Apoiar os processos diários de desintoxicação do nosso corpo é crucial.

 

 

Reduza os alimentos processados e alimente-se, tanto quanto possível, de produtos orgânicos

Todos os conservantes, pesticidas, corantes artificiais e produtos químicos que entram na composição dos alimentos embalados podem distorcer os processos metabólicos do fígado.

Coma mais legumes

Aumente o seu consumo de frutos e, especialmente, de legumes, que são muito nutritivos para o fígado. Isto é fácil de conseguir bebendo o Batido Verde Radiante, comendo saladas maiores às refeições e mantendo à mão legumes frescos e cortados para ir petiscando.

Comece o dia bebendo água com limão

A água ajuda a eliminar os resíduos e dá apoio ao fígado, assim como ao funcionamento de todo o corpo. Água quente com limão ajuda a purificar e a estimular o fígado e liquidifica a bílis, ao mesmo tempo que inibe o excesso de fluxo de bílis. Por outro lado, auxilia a digestão e até tem uma composição atómica semelhante à da saliva e do ácido clorídrico, que são usados na digestão.

Beba chá benéfico para o fígado com Cardo Mariano

Vários estudos sugerem que há substâncias no cardo mariano (especialmente um flavonoide chamado silimarina) que protegem o fígado das toxinas, embora as investigações sobre este tema tenham sido limitadas, divergentes e preliminares.

Se esta erva é nova para si, tenha o cuidado de, antes de a consumir, consultar o seu profissional de saúde.

Evite alimentos fritos

Isto inclui, em especial, alimentos preparados em óleos vegetais aquecidos (como as batatas fritas). Os óleos cozinhados, reutilizados e deteriorados podem ser um fardo pesado para o fígado e a digestão em geral. Nas investigações laboratoriais, demonstrou‑se que até o azeite cozinhado a altas temperaturas causa stress oxidativo ao fígado. É melhor cozinhar com óleo de coco, que suporta bem temperaturas altas.

Adote uma abordagem característica da medicina chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa, se alguém tem «deficiência de yin no fígado», o fígado não funciona bem. Isto leva à queda de cabelo e pele flácida. Para fortalecer o fígado, este antigo sistema médico asiático recomenda o consumo de curgetes, abóbora, batatas, batatas doces, feijão‑verde, beterraba, cogumelos, tomates, espinafres, cenouras, salsa, maçãs, bananas, amoras, mangas, cocos, pêssegos, líchias, melões, aveia, tempeh e sementes de sésamo preto.

Coma mais abacate

O abacate é uma excelente fonte de um antioxidante chamado glutationa, que o fígado usa para filtrar toxinas e resíduos prejudiciais.

Opte por nozes

Como o abacate, as nozes são também ricas em glutationa e em ácidos gordos ómega‑3, e por isso podem auxiliar as funções purificantes do fígado.

Experimente o açafrão

O açafrão é uma especiaria que não só presta um extraordinário auxílio anti‑inflamatório, como pode também ajudar a desintoxicar o fígado, estimulando a produção de bílis para ajudar o corpo a digerir melhor as gorduras. Comece por incluí‑lo nos seus cozinhados e aproveite esta receita de Tónico para o Fígado de Beleza Natural:

 

– TÓNICO PARA O FÍGADO –

Sente-se intoxicado?

Esta bebida tonificante, purificante e anti‑inflamatória pode ser feita em qualquer momento para ajudar a nutrir o organismo e para estimular o fígado:

  • 1 pedaço de gengibre com 2,5 cm, finamente fatiado
  • Água filtrada (o suficiente para encher uma caneca de chá)
  • Sumo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de mel cru (ou de açúcar ou néctar de coco)
  • ¼ de colher de sopa de açafrão em pó
  • Uma pitada de pimenta‑de‑caiena
  • Uma pitada de pimenta preta

Coloque as fatias de gengibre numa caneca de chá. Aqueça a água numa chaleira ou numa caçarola e deite‑a sobre as fatias de gengibre, deixando‑as em infusão durante cerca de 3 minutos. Junte os restantes ingredientes e misture bem. Beba imediatamente.

Fonte: livro Beleza Natural, Deepak Chopra, SELF, 2018. Saiba mais aqui.

 

Etiquetas:, , , , , , , , , , ,
Receba grátis o ebook: "Uma semana de Reset"subscreva a nossa newsletter e receba este ebook grátis.

 Preparamos um plano semanal para reestabelecer a sua energia, cuidar do seu corpo e mente.