Publicado em

Fazer com Que as Coisas Aconteçam

Em quinze centésimos de segundo, o meu cérebro pode formar uma primeira impressão.
Em 1 segundo, posso deixar de protestar e começar um dia diferente.
Em 2 segundos, posso dizer sim quero e comprometer‑me para toda a vida.
Em 3 segundos, posso sorrir e contagiar‑te com o meu bom humor.
Em 4 segundos, posso recuperar o entusiasmo, recordando‑me do meu sonho.
Em 5 segundos, posso dizer algo construtivo ou algo nocivo.

Em 6 segundos, posso recordar o quanto a nossa relação é importante para mim e voltar ao meu rumo.
Em 7 segundos, posso pedir‑te perdão.
Em 8 segundos, sobra‑nos tempo para darmos um abraço sem rancor.
Em 9 segundos, posso plantar uma semente que viva mais anos do que eu.
Em 10 segundos, posso renovar‑me com uma boa respiração.
Em 15 segundos, posso permitir‑me sentir o que estou a sentir.
Em 20 segundos, posso tomar consciência do que estou a pensar e pensar algo que me supere.
Em 30 segundos, posso pedir o que preciso para alterar o meu ânimo.
Em 40 segundos, posso trautear essa canção que adoro e recuperar a minha inspiração.
Em 50 segundos, posso falar do que está a acontecer e dizer algo que mude a situação.

Em 60 segundos, posso fazer isto e muito mais, se os converter em Um Minuto de Coaching: um minuto em que faço uma pausa para recuperar o meu rumo e pôr‑me em ação.
Todas as grandes mudanças começam com uma decisão seguidas de uma ação. Uma só gota de autenticidade, valor ou ousadia pode tingir a cor do teu dia, porque assim como muitas pinceladas novas fazem um quadro novo, fazer faz‑nos. Cada minuto da nossa vida é uma oportunidade para decidir quem queremos ser frente ao que se passa e decidir se vamos continuar com a inércia do minuto anterior, ou se vamos fazer algo para construir um futuro melhor.

As histórias de vida, os exercícios e dicas deste livro têm como propósito inspirar‑te, motivar‑te e dar‑te ferramentas para que possas escolher os teus pensamentos e fazer com que as coisas aconteçam no minuto presente.
Porque uso histórias? Porque podemos esquecer‑nos de tudo o que lemos, mas nunca nos esquecemos do que uma história nos fez sentir e compreender.

Uma história poderosa pode transformar‑nos fazendo com que comecemos a ver e a contar a nossa vida de uma maneira nova. Estamos a tempo de mudar o nosso rumo e fazer história.
Este livro pode ler‑se seguindo a ordem cronológica dos capítulos ou indo diretamente ao que mais te interessa. Podes começar pela leitura, deixando‑te inspirar pelas histórias, e depois entrar na caixa de ferramentas das Chaves para Fazer com Que as Coisas Aconteçam. Além disso, no final de cada um dos 17 capítulos, vais encontrar‑te com um desafio que te ajudará a interiorizar o hábito de converter os teus minutos em Minutos de Coaching.

O meu objetivo é que, minuto a minuto, assumas o controlo das tuas respostas, dos teus resultados e da nova identidade que irás construindo. Desse modo, poderás colecionar, no cofre da tua autoestima, os minutos de êxito em que te atreveste a ser o protagonista da tua vida.
«E se saio do rumo que escolhi?» Cada vez que descubras que estás fora da pista será uma oportunidade para voltar com alegria; um sinal de que há um rumo na tua vida e de que te estás a treinar para vivê‑la.
Ao imaginar pela primeira vez este livro, fiz uma lista de todas as ferramentas de liderança e coaching que foram úteis na minha vida pessoal e profissional. Enquanto estava a escrevê‑las, fui partilhando‑as com os meus clientes. Isto permitiu‑me detetar as ideias e as histórias que demonstravam ter mais impacto nos seus
resultados.

Descartei tanto material, que — como diz o meu professor de escrita — podia publicar outro livro com o que ficou de fora. Espero que esta seleção te permita alcançar os resultados que procuras.
Antes que leias a primeira história, quero advertir‑te de que estas páginas contêm sementes de atitude que podem inspirar‑te e dar‑te um desejo irresistível de fazer com que as coisas aconteçam na tua vida.

Guilhermo Echevarría em Como Fazer Acontecer

Como Fazer Acontecer

Foto de Lilian Velvet em Unsplash