Publicado em

Guarda-roupa minimalista: será que consigo?

Guarda-roupa
Guarda-roupa minimalista: O que é isto? Faz sentido para mim? Será que consigo?

Guarda-roupa

O minimalismo é um conceito que visa a utilização de apenas elementos mínimos e básicos, eliminando o supérfluo. Reflecte uma forma de vida que apela à dedicação ao que realmente importa, descartando tudo o que não é essencial à realização pessoal.

Menos é mais.” Esta frase super curta diz tudo!!

Este conceito de minimalismo está a despertar consciência nas pessoas e cada vez mais nos apercebemos que não precisamos de muito para sermos verdadeiramente felizes.

Não sou defensora fervorosa desta filosofa, por assim dizer, mas acredito realmente que devemos desapegar-nos daquilo que não nos traz felicidade e só desvia a nossa atenção do que é realmente importante. Concorda comigo?

Quando falamos em minimalismo, nós mulheres pensamos logo no guarda-roupa, não é?!

Temos tendência a acumular tantas peças ao longo dos anos, roupa, malas, sapatos, bijuteria, etc. E quando pensamos que queremos desapegar-nos de algumas coisas, a cabeça começa a dar voltas e começamos a pensar: Como vou escolher o que fica? E se eu volto a emagrecer? E se volta a estar na moda?

Identifica-se com esta situação?

Não desespere!! Não é assim tão complicado e eu vou dar aqui algumas dicas para a ajudar a ter o seu guarda-roupa minimalista.

 

Guarda-roupa minimalista: O que é isto?

Guarda-roupa

Quando uso este termo de guarda-roupa minimalista, maior parte das minhas clientes começa a ficar preocupada, pois pensa que tem de ter um número rígido de peças e tudo de tons neutros (branco, preto e cinza). Nada disso!!

Não é necessário definir um número rígido de peças. Muitas vezes as pessoas perguntam-me como eu consigo ter apenas 30 peças?? Eu respondo porque quer apenas ter 30 peças? E porque não 38? ou 41?

Quanto às cores, claro que é muito útil ter peças de cores neutras, pois são mais fáceis de conjugar. No entanto, não é de todo “obrigatório” ter apenas estas cores.

A escolha das peças não tem a ver com um número ou cores, mas sim com com o seu significado.

Resumindo, um guarda-roupa minimalista é composto por apenas as peças que:

  • Realmente adora
  • Favorecem o seu tipo de corpo
  • Adaptam-se à sua realidade e rotinas do dia-a-dia
  • São versáteis e fáceis de conjugar entre si

 

Guarda-roupa minimalista: Vantagens

Guarda-roupa

Quantas vezes se encontra a olhar para o seu guarda-roupa sem saber o que vestir? Tem imensa roupa, mas a escolha parece tão difícil!!

Maior parte das mulheres tem peças que já não usa, pois, inconscientemente, sabe que não a favorece, mas acham que precisarão em alguma ocasião, ficando o guarda-roupa cheio e de difícil acesso (físico e emocional).

Sabia que maior parte das mulheres usa apenas 20% do seu guarda-roupa?

Nunca sentiu que, apesar de ter bastantes peças, usa sempre os mesmos conjuntos?

Neste caso eu aconselho uma solução combinada:

  1. Reduzir o seu guarda-roupa às peças que realmente fazem sentido (detox)
  2. Aprender a conjugar melhor o que tem, rentabilizando ao máximo cada peça (Restyle)

Assim, ficará com um guarda-roupa minimalista!!

Acima de tudo, ficará com um guarda-roupa funcional, prático, fiel ao seu gosto e económico.

Terá também mais facilidade em escolher os looks diários, aumenta a sua criatividade e vai poupar imenso dinheiro a comprar roupa que não faz sentido.

Só vantagens, não é?

Deixe-me também dizer-lhe que criar um guarda-roupa minimalista dá algum trabalho inicialmente e pode não ficar “perfeito” à primeira. Mas vai-se tornando cada vez mais fácil e intuitivo e valerá bem a pena o esforço!!

 

Quer aprender a criar o seu guarda-roupa descomplicado? Saiba como!

Um beijinho,
Rita C.

Origem das fotos em: https://www.pinterest.pt/consultoriadeim/closet/