Os smartphones actualmente são uma necessidade para a maioria das pessoas e um acessório indispensável e tão utilizado no dia-a-dia. Por este motivo, os estudos que avaliam os efeitos da sua utilização excessiva têm proliferado e as conclusões têm sido bastante coincidentes.
Quando se utiliza o smartphone as pessoas têm tendência a flectir a região cervical baixa para olhar para o objecto que está numa posição mais baixa e a manter a cabeça nesta posição anteriorizada por longos períodos de tempo. Esta posição tantas vezes apelidada de “forward head posture” pode provocar elevado stress na região cervical, provocar dor miofascial, causar dores de cabeça ou alterar a curvatura cervical (Park, 2015). Por estes motivos as pessoas deverão ter a preocupação de olhar para os seus smartphones com posição neutra da coluna cervical e evitar despender tantas e tantas horas “debruçado” a olhar para o ecrã.
Rodrigo Ruivo, autor do Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício Físico (Self)
1. Park J, Kim J, Kim J, Kim K, Kim N, Choi I, et al. The effects of heavy smartphone use on the cervical angle , pain threshold of neck muscles and depression. Adv Sci Technol Lett. 2015;91:12–7.

Rodrigo Ruivo é docente universitário no Instituto Superior de Ciências Educativas onde leciona a Unidade Curricular de Avaliação e Prescrição de Exercício. Em termos de formação académica licenciou-se em Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, é Mestre em Exercício e Saúde e é atualmente Doutorando em Comportamento Motor, também pela FMH. Desde sempre, ao longo da sua carreira, interessou-se por temáticas relacionadas com o Fitness, Avaliação e Prescrição de Exercício, tendo conseguido algumas distinções e prémios, como, por exemplo, o de Melhor Aluno da Licenciatura no Curso de 1999-2004. É regularmente preletor convidado em Mestrados, Pós-graduações e Formações, autor de artigos científicos e Consultor técnico de Exercício e Saúde na Revista Sportlife. Atualmente é ainda Coordenador do Centro de Exercício e de Formação da Clínica das Conchas, Academia de Saúde de excelência, onde para além das funções de Coordenação é Técnico de Exercício Físico e Personal Trainer há mais de 10 anos. Outras das suas paixões são o Complexo do Ombro, tendo-se especializado no estudo da sua prevenção e reabilitação, sendo atualmente o Coordenador Europeu dos Delegados Nacionais do EUSSER (“European Society for Shoulder and Elbow Rehabilitation”) e o Judo, modalidade desportiva que pratica com regularidade e que abraçou enquanto atleta de alta competição (Ex-Campeão Nacional e Ex-Internacional Português).