Nos dias que correm, o trabalho remoto ganhou uma nova importância. Os recentes eventos mostraram às empresas uma fragilidade que estas desconheciam ou subestimavam. Para algumas pessoas o teletrabalho tornou-se um problema. Para outras, criou-se uma oportunidade. Este livro é para ambas, e com ele pretendemos mostrar que existe uma forma de executar o teletrabalho com excelência. Uma forma saudável e proveitosa para todos os intervenientes. E superprodutiva!

Um livro com uma componente muito prática de ferramentas e métodos para o teletrabalho e adaptado à realidade do país:

› O verdadeiro teletrabalho e os seus benefícios.
› Quais os desafios e como ultrapassá-los.
› Quando é que o teletrabalho é adequado.
› Enquadramento Legal.
› Estratégias a adotar para um teletrabalho de sucesso.
› Produtividade, trabalho eficiente e gestão do tempo.
› Ferramentas digitais a adotar.
› Como encontrar trabalho à distância.

OS AUTORES

Fernando Moreira nasceu a 18 de setembro de 1987.  Formou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Cedo percebeu que a escola formal não lhe dava o que precisava. “Tudo o que fiz na minha vida com eco e com impacto teve muito mais a ver com como lidei com o que não sabia, do que com o que na realidade sabia. Fundei e fiz parte de associações, fiz consultoria informal para negócios e projetos, fundei e criei empresas — em que umas foram de facto um fiasco, outras pagaram as contas e fecharam, outras até correram bem e outras que ainda correm bem. Já tentei fazer muitas coisas diferentes e independentemente do resultado todas elas trouxeram ‘estaleca’ ao meu percurso. Hoje vivo em Lisboa e tenho essencialmente duas funções: facilitar um grupo de pessoas a que damos o nome de Angry Ventures (onde resolvemos os problemas de pessoas através de produtos tecnológicos) e facilitar uma coordenação do curso de Computer Science e Practical Programming na ETIC.” Fernando Moreira é autor do livro Desenmerda-te Mindset, publicado pela Editora Self em 2019.

António Vilaça Pacheco nasceu em 1977. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas com especialização em Auditoria. Ao longo dos últimos 17 anos, criou 4 empresas, vendeu 2 e é fundador e editor da Editora Self, do Cowork da Praia e de uma empresa na área do turismo. O seu gosto pelo investimento e empreendedorismo tem estado  sempre presente no seu trabalho editorial, através da publicação de livros de referência nessa área. É autor do livro Bitcoin ‒ Tudo o que precisa de saber sobre o  mundo das Criptomoedas, e é também anfitrião dos podcasts Bitcoin Talks – o primeiro podcast português sobre Criptomoedas e Blockchain –, Princípios, um podcast com base na obra Princípios, de Ray Dalio. Fã de pensadores disruptivos, procura sempre aprender e crescer com pessoas e projetos ambiciosos que possam mudar o mundo para melhor. Viajar e improvisar pelo caminho é uma das maiores paixões e tem um fascínio pela Ásia. “As viagens trouxeram algumas das melhores aprendizagens que tive na vida.”

Coments de leitores

Lourdes Monteiro
Career Redesigner| Coach(ICF)|Mentor|Trainer|Speaker|Author @ Career| Performance| Leadership| B2C| B2B
"Estou a terminar o livro e estão de parabéns. Acredito que tocaram em todos os aspectos relevantes ao leitor. Inevitável fazer pontes com o Career Redesign." "Hoje abordo o tema da motivação. O excerto partilhado desafia o mindset dos gestores. Mas este tópico tem dois interlocutores e o peso que o tema tem para cada um, não é igual. É mais relevante para o próprio colaborador. Nós enquanto indivíduos é que teremos de conviver 24 horas com a presença ou a ausência da nossa própria motivação. Os efeitos colaterais serão muitos. Positivos se estivermos motivados. Negativos se estivermos desvinculados. Por isso, o desafio começa em nós: o que realmente nos interessa? Sobre o que queremos saber mais? Com quem gostamos de reflectir em voz alta? Com quem sentimos empatia na equipa? Com quem acreditamos que podemos aprender? Para que o exercício da gestão das equipas possa potenciar resultados que valorizamos, nós também precisamos de fazer a nossa parte. Só assim poderemos tirar conclusões assertivas sobre ‘a gestão’. Só assim saberemos se ‘estar ali’ fará ou não sentido. Só assim poderemos interromper pensamentos culpabilizadores sobre nós. Sobre a gestão. Esses pensamentos só acentuam o problema e em nada contribuem para uma vivência gratificante das nossas vidas profissionais." Artigo baseado no livro Teletrabalho.